[BLOG] Treino sem acompanhamento profissional: Que cilada!

Acompanhamento profissional de atletas em Belo Horizonte

Você conhece esses aplicativos criados para te auxiliar em alguma coisa relacionada à saúde? Hoje em dia tem aplicativo para ajudar na meditação, para acompanhar o ciclo menstrual e até para te lembrar de beber água. Realmente, o avanço das tecnologias tem feito com que a gente mude a nossa relação com o corpo e a mente.

Mas nem tudo são flores. A facilidade de acesso às informações na internet tem incentivado muitas pessoas a praticarem atividades físicas desacompanhadas de profissionais como educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo. ISSO É UM PERIGO!

Sem a ajuda de gente especializada, você pode forçar demais o seu corpo, executar posturas incorretas e desanimar rapidamente de alguma prática por sentir muitas dores ou não obter os resultados esperados.

Por isso, preparamos esse post com dicas de profissionais que você DEVE recorrer antes e durante a prática da modalidade que você mais gosta. Preste atenção.

ANTES DE COMEÇAR OU VOLTAR A TREINAR

Seja ao iniciar uma prática nova ou retomar uma atividade que você já fazia mas parou a muito tempo, é fundamental que tome alguns cuidados prévios para evitar lesões, dores ou coisa pior. Vamos a eles:

1. Procure um cardiologista

O primeiro cuidado que você deve ter é garantir que seu coração aguenta o tranco que você está propondo para ele. É comum entre os ciclistas, por exemplo, começar com o treino cardíaco para depois ganhar resistência muscular e óssea. Mas quem entende de coração é quem estudou para isso. Nem sempre a gente consegue ler os sinais que nos são dados ao longo da vida. Por isso, visite um cardiologista e faça uns exames antes de começar qualquer treino.

2. Converse com um fisioterapeuta ou educador físico

Depois de garantir que está tudo em ordem com o seu coração, é hora de cuidar dos músculos, ossos e ligamentos. Não adianta nada começar a todo vapor e ser surpreendido com lesões no joelho, tornozelo ou em algum músculo. Além de ter muitas dores, você será obrigado a interromper a prática pouco tempo depois de ter começado. Por isso, vá ao fisioterapeuta para que seu treino seja desenhado de acordo com que o seu corpo aguenta, com aumentos gradativos de volume e intensidade, como acontece na musculação terapêutica, por exemplo.

3. Consulte um nutricionista

“Você é o que você come”. Por mais clichê que possa parecer essa frase, ela faz muito sentido quando o assunto é exercício físico. Quem já pratica atividade física acompanhado sabe o quanto os profissionais insistem que uma alimentação balanceada é fundamental para alcançar os objetivos desejados com a prática. Mas cada corpo tem um funcionamento e uma necessidade. Portanto, seja para fortalecimento ósseo, ganho de massa magra, perda de peso ou ganho de condicionamento físico, alinhe com o nutricionista qual o melhor cardápio para você.

Durante a prática

Não! Não é para você parar o que está fazendo no meio e correr para o médico. O que defendemos é que você alie as práticas esportivas a visitas regulares a profissionais especializados em melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Em alguns casos, no entanto, o melhor mesmo é ter alguém bem do seu lado em todos os momentos. Vamos às dicas:

1. Faça massagem

Coisa boa e relaxante é receber uma massagem de quem entende, né? Tira dores indesejadas e alivia o estresse. Com os seus músculos é a mesma coisa. Eles precisam aliviar as tensões das práticas para que você alcance mais rápido os objetivos que busca. Nas academias, os educadores físicos sempre lembram que o tempo de descanso é tão importante quanto o tempo de exercícios. Com as massagens, então, esse momento de descanso é potencializado, além de combater aquelas dores comuns a quem começou a treinar a pouco tempo.

2. Esteja em contato com o educador físico ou fisioterapeuta

Achou que ia ficar livre do educador físico e do fisioterapeuta? Achou errado! Mesmo depois de desenhado o treino, é recomendável que você continue em contato com esse tipo de profissional para corrigir posturas e acompanhar o seu rendimento. Assim, você não treina de forma desigual o seu corpo e evita lesões na coluna. No caso de cardiopatas, hipertensos, idosos e obesos, o que a gente recomenda é o acompanhamento contínuo mesmo, bem do ladinho da prática, aliado a visitas regulares ao cardiologista e ao nutricionista.

E aí? Gostou das nossas dicas? O que você faz durante o seu treino? Tem algum profissional que é importante e a gente não falou? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *