Mitos e Verdades sobre o Transtorno do Espectro Autista /TEA

Vamos falar sobre isso?

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente a capacidade de comunicação social da pessoa, desenvolvendo comportamentos restritivos e repetitivos que se manifestam desde os primeiros anos de vida.

Atualmente o TEA tem sido alvo de muitas discussões, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

O TEA compartilha sintomas centrais de comprometimento em três áreas específicas do desenvolvimento: déficits de habilidades sociais, déficits de habilidades comunicativas verbais e/ou não verbais e presença de comportamentos, interesses e/ou atividades restritos e repetitivos, sendo muito comum ainda a presença de transtornos sensoriais.

A convivência em ambientes coletivos torna-se um verdadeiro desafio para o autista, que possui, além das dificuldades sensoriais, dificuldade para expressar o que pensa ou sente, para escolher as palavras adequadas para determinados contextos de diálogo e para perceber acontecimentos compartilhados.

O autismo ainda apresenta como característica a presença de manias, posturas e rituais restritivos, que aumentam ainda mais as dificuldades de estabelecer contato interpessoal de maneira natural.

Por conta do breve conhecimento que a sociedade dispõe a respeito do TEA, muitas pessoas olham com estranhamento para pessoas com autismo. A falta de informação possibilitou a criação de diversos mitos sobre os autistas, que disseminam uma imagem estereotipada e preconceituosa dessas pessoas.

Quem convive ou trabalha com pessoas com TEA sabe que muitas vezes esbarramos no preconceito ou em falsas informações sobre o autismo, havendo muitas informações desencontradas ou que não correspondem à realidade.

Na perspectiva de ampliar essa discussão, oportunizando a abordagem sobre o preconceito, a desagregação familiar e a escuta terapêutica, é que esse evento propõe um diálogo aberto a respeito de ” Mitos e Verdades sobre o Transtorno do Espectro Autista /TEA”, com a finalidade de conhecer mais sobre o transtorno, que afeta mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

OBJETIVOS

Ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista/TEA, mostrando-o seu modo particular de se relacionar com a linguagem e com o processo de desenvolvimento, possibilitando aos pais e familiares serem protagonistas na melhoria da qualidade de vida dos filhos juntamente com a equipe de profissionais atuante

Promover, utilizando uma roda de conversa, discussões e trocas de experiências entre familiares, profissionais e pessoas interessadas no assunto, buscando melhorar a integração desse sujeito à sociedade.

PROFISSIONAL CONVIDADO – MINIPALESTRA

Drª. Valéria Loureiro Rocha. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Especializada em Pediatria no Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, e em Neurologia Pediátrica pelo Centro Geral de Pediatria, – Hospital João Paulo II -, da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais- FHEMIG. Iniciou trabalho como Neurologista Pediátrica da Prefeitura de Belo Horizonte com atividade no Hospital Municipal Odilon Behrens, exercendo acompanhamento neurológico de recém nascidos, crianças e adolescentes nos setores de Unidade Neonatal, Centro de Terapia Intensiva, Enfermaria, Pronto Atendimento e Ambulatório, durante os anos de 2000 a 2016. Compõe o grupo da diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil/ ABENEPI do Capítulo Mineiro. Especializada em Terapia de Família no Espaço Dinâmico Holon em Belo Horizonte. Atualmente é Médica Neuropediatra do Hospital Vila da Serra. Autora de artigos e capítulos de livros de âmbito nacional.

PROFISSIONAIS CONVIDADOS – PAINEL

Drª. Annelise Julio Costa. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e em Farmácia – Habilitação em Análises Clínicas – pela Universidade José do Rosário Vellano/UNIFENAS. Mestre e Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia/SBNp. (Gestões 2016-2019). Sócia-diretora do NeuropsicoterapiaBH. Atua nas áreas de neuropsicologia (avaliação e reabilitação), Terapia Cognitivo-Comportamental/TCC infantil e treinamento de pais. O seu trabalho é voltado para os transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas em crianças em idade escolar, adolescentes e jovens adultos. Professora em diversos cursos de Neuropsicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Brasil. Conferencista em congressos nacionais e internacional, autora de livros e capítulos, além de artigos nacionais e internacionais.. Desenvolve assessoria escolar para pais e assessoria para profissionais da área de neuropsicologia.

Drª. Fernanda Coelho. Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, com foco na formação transversal em inclusão. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC/Minas. Pós-graduada em Direito Público e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC/Minas. Professora convidada da Pós-Graduação de Direito do Trabalho do Instituto de Educação Continuada – IEC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC/Minas. Ativista de direitos humanos, com forte ligação com o movimento de humanização do parto, atua também como doula voluntária. Foi diagnosticada autista com altas habilidades – dupla excepcionalidade – aos 33 anos, em um processo de investigação conjunta com um de seus filhos. Desde então se mobiliza para conscientizar as pessoas sobre o tema. Faz parte do grupo de autistas da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo/Abraça/MG. Atua como Procuradora do Município de Ribeirão das Neves/MG. Convivendo com seus dois filhos, um autista e um neurotípico, vive os desafios, aprendizados e alegrias da diversidade.

Srª. Flávia Villar. Graduada em Fonoaudiologia pelo Unicentro Izabela Hendrix Belo Horizonte/MG, Pós-Graduada em Distúrbios da Comunicação – foco em linguagem – pelo Unicentro Izabela Hendrix , Belo Horizonte/MG, Pós-Graduada em motricidade orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica /CEFAC/ Universidade de Franca/São Paulo/SP, Pós-Graduada em Audiologia pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais/ Belo Horizonte – MG.Terapeuta pelo Modelo Denver de Intervenção Precoce para crianças autistas e certificado no método PROMPT nível 1. Fonoaudióloga da equipe complementar de saúde mental da infância e adolescência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com atendimento prioritário em autismo, psicose e neuroses graves. Preceptora da residência integrada de saúde mental do Hospital Odilon Behrens.

Profª. Marília de Paula Batista. Atuou como Professora da Rede Estadual de Educação até 1992. Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte/RME/SMED/PBH. Membro da Equipe de Inclusão Escolar da Regional Nordeste RME/SMED/PBH. Formada em Normal Superior pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, ambas formações pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais/ IPEMIG.

PÚBLICO ALVO

Profissionais das áreas da Educação e da Saúde que atuam com Transtorno do Espectro Autista/TEA, tais como: professores, coordenadores, diretores e outros funcionários de escolas públicas e particulares do ensino básico, assim como, profissionais da Enfermagem, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, e Pais/Cuidadores de crianças com TEA.

Serviço

05 de julho de 2019, 16h-18h30

Tônus Fisioterapia – Belo Horizonte, MG

Inscrições

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